A iniciativa, apoiada pela Johnson & Johnson Innovative Medicine, surgiu para quebrar o bloqueio comunicacional que muitas vezes acompanha o diagnóstico e fomenta uma reflexão sobre formas mais empáticas de diálogo.
“A resposta que tivemos em 2024 provou que este é um diálogo urgente e necessário. Este ano, queremos ir mais longe. Não se trata apenas de encontrar as palavras certas, mas de construir pontes de comunicação que combatam o isolamento”, afirma Manuel Abecasis, presidente da APCL.
Em 2025, a questão central da campanha será “Já ouviu falar de Cancros do Sangue?”, explorando temas como literacia em saúde, credibilidade da informação, impacto do diagnóstico e consequências sociais da doença.
Para Maria Gomes da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), “a excelência do tratamento não se mede apenas pela inovação terapêutica. A forma como comunicamos o diagnóstico, como explicamos o tratamento e como ouvimos as dúvidas e preocupações do doente é, em si mesma, uma ferramenta terapêutica”.
O lançamento decorreu a 4 de setembro, Dia Mundial da Leucemia, na sede da WPP, em Lisboa, com uma mesa-redonda dedicada ao papel das campanhas e dos profissionais de saúde na comunicação em hematologia. Ao longo do mês, a campanha assinalará ainda o Dia Mundial do Linfoma (15/09), o Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crónica (22/09) e o Dia Europeu do Mieloma Múltiplo (27/09).
A campanha vai ser divulgada no site e nas redes sociais da APCL.