Mês da Sensibilização para os Cancros do Sangue assinalado com nova edição da campanha da APCL

19/09/25
Mês da Sensibilização para os Cancros do Sangue assinalado com nova edição da campanha da APCL

No âmbito do Mês da Sensibilização para os Cancros do Sangue, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) relança a campanha “Existem palavras certas? O sangue que há em mim”, que procura dar visibilidade ao impacto da comunicação no percurso de quem vive com uma doença hemato-oncológica.

A iniciativa, apoiada pela Johnson & Johnson Innovative Medicine, surgiu para quebrar o bloqueio comunicacional que muitas vezes acompanha o diagnóstico e fomenta uma reflexão sobre formas mais empáticas de diálogo.

“A resposta que tivemos em 2024 provou que este é um diálogo urgente e necessário. Este ano, queremos ir mais longe.  Não se trata apenas de encontrar as palavras certas, mas de construir pontes de comunicação que combatam o isolamento”, afirma Manuel Abecasis, presidente da APCL.

Em 2025, a questão central da campanha será “Já ouviu falar de Cancros do Sangue?”, explorando temas como literacia em saúde, credibilidade da informação, impacto do diagnóstico e consequências sociais da doença.

Para Maria Gomes da Silva, presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), “a excelência do tratamento não se mede apenas pela inovação terapêutica. A forma como comunicamos o diagnóstico, como explicamos o tratamento e como ouvimos as dúvidas e preocupações do doente é, em si mesma, uma ferramenta terapêutica”.

O lançamento decorreu a 4 de setembro, Dia Mundial da Leucemia, na sede da WPP, em Lisboa, com uma mesa-redonda dedicada ao papel das campanhas e dos profissionais de saúde na comunicação em hematologia. Ao longo do mês, a campanha assinalará ainda o Dia Mundial do Linfoma (15/09), o Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crónica (22/09) e o Dia Europeu do Mieloma Múltiplo (27/09).

A campanha vai ser divulgada no site e nas redes sociais da APCL.

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